A Unidade de Transplante de Medula Óssea é uma unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia situada no quarto andar do Hospital Governador Celso Ramos, no Centro de Florianópolis.
A unidade possui 11 leitos e realiza em média quatro transplantes autólogos de Medula Óssea ao mês. Desde a data de sua inauguração, em Dezembro de 1999, até Março de 2010 foram realizados 342 transplantes autólogos. De acordo com Pasquini (2001), as doenças hematológicas se expressam, em grande parte, por alterações no sangue periférico circulante e acometimento da medula óssea, que é o local de produção das células sanguíneas. O TMO tem por princípio básico destruir a medula doente e transferir células progenitoras normais ao indivíduo acometido por alguns casos de neoplasias sólidas e hematológicas.
Além de realizar Transplante de Medula Óssea Autólogo, a unidade presta cuidados aos pacientes durante todas as etapas do processo de tratamento e é referência no estado de Santa Catarina para casos de Leucemia Aguda. A Unidade dispõe de uma equipe Multidisciplinar composta por Assistente Social, Enfermeiros, Médicos, Nutricionista, Psicóloga e Terapeuta Ocupacional.